Sábado, 20 de Abril, 2024
   
A+

SPED, parte essencial.

Se sua empresa está no grupo das que precisam entregar os arquivos, não há o que fazer a não ser cumprir a Lei, o grande problema é que gerá-los e garantir a segurança das informações entregues não é uma tarefa simples.

As empresas obrigadas a entregar os arquivos do projeto SPED não se prepararam para a nova obrigação pois não acreditavam que a receita federal levaria esse grande projeto adiante e que os prazos para entrega das obrigações continuariam sendo prorrogados levando em consideração que os contribuintes mudariam toda estrutura das empresas. Porém os prazos não foram prorrogados e os contribuintes de uma forma ou outra tiveram que se adequar a nova realidade.

Estima-se que das empresas que cumpriram as obrigações no prazo, 30% irão retificar seus arquivos, ou seja, evitarão a multa pela não entrega que hoje é de R$ 5.000,00, mas não garantem a legalidade das informações, o que poderá trazer conseqüências, pois acredita-se que as empresas que retificarem seus arquivos, poderão se expor de maneira mais clara ao fisco. Essa estatística representa a dificuldade das empresas em gerar os arquivos e a insegurança em relação a qualidade das informações enviadas. 

Sobretudo as empresas terão que se acostumar ao fato de que a receita federal está cada vez mais informatizada e não pretende voltar atrás quanto ao novo procedimento para fiscalização das empresas. Cabe as empresas buscarem soluções que possam auxiliar no cumprimento de tantas obrigações.
 

Entre em contato

Videos